sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Seu futuro é resultado de suas escolhas

“você é hoje a mesma pessoa que será daqui a cinco anos, exceto por dois fatores: as pessoas com as quais você lida e os livros que você lê.”( J. Gonçalves)


Deus sempre coloca diante dos homens oportunidades. Essas oportunidades devem ser encaradas com muita responsabilidade. Quando se leva em consideração que o “ontem já não existe e o amanhã é incerto, é preciso viver o presente de uma forma muito intensa e com responsabilidade. É necessário muita perícia na hora de fazer escolhas pois elas podem influenciar para o resto da vida. Agir com diligencia para não cair na armadilha da aparência.
Segundo a Bíblia, nosso manual de viagem, devemos ser muito cauteloso e rigorosamente sábio na hora de escolher. Optar por escolher sem diligencia, sem destreza, sem competência trará resultados negativos para o resto da vida (Pv.15.24).

Existe uma velha benção no Oriente Médio que diz assim: “ No seu nascimento, você chorou e as pessoas se alegraram. Viva a vida de tal modo que, quando você morrer, as pessoas chorem e você se sinta feliz pelo que viveu. ”

Infelizmente conheço pessoas que fizeram más escolhas e estão possivelmente condenadas a viverem amarguradas por muito tempo.

Você será o resultado de suas escolhas. Seu futuro depende do que você escolhe hoje.

“ Se não gosta do que está colhendo, olhe para trás e veja o que foi plantado. ”

01 – CUIDADO COM AS “CAMPINAS”

Quando Deus ordenou a Abraão que partisse para viver em outras terras, Ló, seu sobrinho, o acompanhou. Tornou-se um peregrino, assim como seu tio, Ló também passou a desfrutar dos benefícios das promessas feitas ao patriarca (Gn. 12.1-3).

a) Abraão e Ló porém eram muito diferentes:
- Abraão procurava uma cidade para morar em que Deus fosse o arquiteto edificador (Hb. 11.10)
- Ló não conseguia esquecer a vida de comodidades que havia deixado para trás

b) Abraão permitiu que Ló escolhesse as terras onde gostaria de habitar (Gn. 13.1-13).
- Ló escolheu as melhores terras é claro (v.10)
- Montou suas tendas em direção a Sodoma (v.11)
- Ló decide viver na cidade (v.12)
- Ló foi viver no meio de uma gente má, que cometia pecados horríveis contra o Senhor (v.13)
- Ló nada fez para convencer aquele povo a voltar-se para Deus

Obs.: Abraão chegou à terra em que iria morar e, imediatamente, “ construiu um altar para Deus, o Senhor” (v.18)

Devemos refletir séria e sinceramente sobre quais são as nossas prioridades para não incorrermos no mesmo erro de Ló. Ele foi atraído e escolheu simplesmente pela aparência “Era como o jardim do Senhor”(Gn 13.10). Os resultados foram desastrosos. Perdeu toda a sua dignidade, seus bens, sua família. Ele tornou-se em um verdadeiro alvo dos ataques pérfidos e das hostilidades cruéis de Satanás. Os prejuízos, até hoje, são incalculáveis.
A Bíblia nos encoraja a buscar em primeiro lugar a Deus, com a promessa de que tudo mais de que necessitamos será acrescentado à nossa vida (Mt.6.33).

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” Pv. 03.5 e 6


02 – CUIDADO COM OS SENTIMENTOS DE PAIXÃO

Paixão é a expressão do instinto sexual, que se manifesta na adolescência e pode encontrar o jovem totalmente despreparado.
A paixão ou amor instintivo, cobiça o corpo e o objeto principal é o sexo. Esse tipo de amor é por natureza ilusório. É irracional, cego, falso e tirano. Pensa só no momento; não pesa as conseqüências. A historia o retrata em inúmeros dramas que culminam com a decepção, a vergonha e o fracasso, muitas vezes irremediáveis.

Em 2 Samuel 13.1-19, temos um terrível exemplo desse tipo de escolha, “amor”. Amnon, de tal modo apaixonou-se a ponto de adoecer por sua própria meia-irmã Tamar. “Depois de forçar sua irmã ele a aborrece com grandíssimo aborrecimento, porque maior era o aborrecimento com que a aborrecia do que o amor com que a amara” (2 Sm. 13.15). Essa é mais uma historia que prova a natureza do amor instintivo; sua força, sua ação, sua maldade e nefandos efeitos.

Apresento uma outra personagem. Aqui é o notável, o incrível rei Davi. Sessenta e dois capítulos da Bíblia, no Velho Testamento, foram dedicados à sua biografia; e nada menos que cinqüenta e nove referencias do Novo Testamento falam a seu respeito. Esse gigante do reino, homem de Deus, cometeu uma serie de pecados que produziram conseqüências irreparáveis.
Aos 50 anos de idade, apaixonou-se por uma mulher casada que se banhava e cometeu um pecado de adultério. Em vez de resolver o problema através de uma confissão honesta, preferiu tentar encobrir o erro com um crime premeditado.
Por aproximadamente um ano ele mentiu e enganou as pessoas; seu mundo era de segredo e de cautela. Porém, como ninguém consegue enganar a todos, por toda a vida, chegou o dia em que Deus resolveu dar um basta naquela situação e fez Davi confrontar-se com seu próprio pecado. Todos nós precisamos saber que Deus não acerta as nossas contas no fim de cada mês ou de cada ano, mas, um dia, Ele ajusta as contas (2 Sm. 12.1-15).

Em Gálatas 6.8 está escrito que aquele que semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção... O sofrimento da colheita anula o prazer do plantio. A graça não remove as conseqüências do pecado.

Vejamos quais foram as conseqüências do pecado de Davi.
1) Infidelidade conjugal (2 Sm. 12.11);
2) A perda de um filho (2 Sm. 12.15,16);
3) Um estupro dentro de sua casa entre irmãos (2 Sm. 13.1-22);
4) Ódio entre os irmãos (2 Sm. 13.21);
5) Assassinato (2 Sm. 13.28-30;
6) Insurreição (2 Sm. 14.15)

Davi foi perdoado, mas a colheita do pecado, o resultado de uma escolha precipitada é irreversível.

Diante de tudo isso, fica uma lição para a juventude hoje: “ para não chorar amargamente amanhã, é bom ver o que se está plantando (escolhendo) hoje”

Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear (fala de escolha), isso também ceifará. Gl. 6.7


03 – CONSTRUÇÃO EM LOCAL INADEQUADO

Qualquer pessoa que vai fazer uma construção, primeiro analisa os gastos e observa o tipo de terreno que fará o lançamento das bases. Para que a casa seja segura e preparada para as intempéries do tempo é necessário verificar pelo menos 04 fatores:

1) O terreno é seguro? Não se pode construir encima de areia.
2) As bases são profundas e seguras? São elas que dão sustentabilidade a construção.
3) O telhado está preparado para os grandes temporais? O telhado não só embeleza, mais protege.
4) Tem paredes fortes e espessas? Elas protegem contra os fortes vendavais.

Quando escolhemos, “construímos”. Onde será que está sendo construído o seu futuro? Qual base está sendo usada para uma vida de sucesso agora e no futuro? Será que está construindo em terreno incerto? Muitos constroem em terrenos arenoso e fraguimentado, depois tem que chorar a destruição de todo o seu esforço e trabalho.

Jesus afirmou que quem ouve os seus mandamentos e vive de acordo com eles é “como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha” (Mt.7.24). Apesar dos temporais, essa casa permanece firme. Assim é a nossa vida em todas as áreas, inclusive nas nossas escolhas para o futuro. Procure a orientação da Palavra de Deus sempre. Ore e compartilhe sua fé com as pessoas. Ame e perdoe como Cristo o amou e o perdoou na Cruz. Permita que ele seja o alicerce inabalável sobre o qual você construirá seu futuro.

Nenhum comentário: