Em seu significado técnico, muitas vezes se define a
hermenêutica como a ciência e arte de interpretação bíblica.
Considera-se a hermenêutica como ciência porque ela tem normas
ou regras, e essas podem ser classificadas num sistema ordenado.
É considerada como arte porque a comunicação é flexí-
vel e portanto uma aplicação mecânica e rígida das regras às
vezes distorcerá o verdadeiro sentido de uma comunicação.
A teoria hermenêutica divide-se , às vezes em duas
subcategorias - a hermenêutica geral e a especial. Hermenêutica
geral é o estudo das regras que regem a interpretação do texto
bíblico inteiro. Inclui os tópicos das análises histórico-cultural,
léxico-sintática, contextual, e teológica. Hermenêutica especial
é o estudo das regras que se aplicam a gêneros específicos,
como parábolas, alegorias, Tipos e profecias.
· Hermenêutica e a Exegese
Somente após um estudo da canonicidade, da crítica textual e
da crítica histórica e que o estudioso está preparado para fazer
exegese. Exegese é a aplicação dos princípios da hermenêutica
para chegar-se a um entendimento correto do texto. O prefixo
ex (.fora de.) (.para fora., ou .de. ), refere-se à idéia de que o
intérprete está tentando derivar seu entendimento do texto, em
vez de ler seu significado no ( .para dentro.) texto ( eisegese).
Seguindo a exegese estão os campos gêmeos da Teologia bíblica
e da teologia sistemática. Teologia bíblica é o estudo da revela-
ção divina no Antigo e Novo testamento. Constrastando com à
Teologia Bíblica, a Teologia Sistemática, organiza os dados bíblicos
de uma maneira lógica antes que histórica.Quando interpretamos
as Escrituras, há diversos bloqueios a uma compreensão
espontânea do significado primitivo da mensagem. Há um abismo
histórico no fato de nos encontrarmos largamente separados no
tempo, tanto dos escritores quanto dos primitivos leitores . A
antipatia de Jonas pelos Ninivitas, por exemplo , assume maior
significado quando entendemos a extrema crueldade e
pecaminosidade do povo de Nínive. ( Jn 1: 1 - 3 ).
Em segundo lugar existe um abismo Cultural, resultante de significativas
diferenças entre a cultura dos antigos hebreus e a nossa.
Um terceiro bloqueio à compreensão espontânea da Mensagem
bíblica é a diferença linguística. A Bíblia foi escrita em hebraico ,
aramaico e grego - três línguas que possuem estruturas e express
ões idiomáticas muito diferentes da nossa própria língua. A
mesma coisa pode acontecer ao traduzir-se de outras línguas ,
se o leitor ignorar que frases como .O Senhor endureceu o cora-
ção do Faraó., podem conter expressões idiomáticas que dão ao
sentido primitivo desta frase algo diferente daquele comunicado
pela tradução literal.
Um quarto bloqueio significativo é a Lacuna Filosófica. Opiniões
acerca da vida, das circunstâncias, da natureza do Universo,
diferem entre às varias culturas.
Portanto, a hermenêutica é necessária por causa das Lacunas
históricas culturais, linguísticas e filosóficas que obstruem a
compreensão espontânea e exata da Palavra de Deus.
Exemplos de versículos com definições hermenêuticas da Bíblia:
2 - Timóteo 3: 16
2 - Pedro 1: 21
No estudo da Biblia, a tarefa do exegeta é determinar tão intimamente
quanto possível o que Deus queria dizer em determinada
passagem, e não o que ela significa para mim. Se aceitamos o
ponto de vista de que o sentido de um texto é o que ele significa
para mim, então a Palavra de Deus pode ter tantos significados
quantos forem seus leitores.
A esta altura pode ser útil distinguir entre a interpretação e aplica
ção. Dizer que um texto tem uma interpretação válida ( o significado
pretendido pelo autor ) não quer dizer que ele escreveu
tem somente uma aplicação possível. Ex.: A ordem em Efésios 4:
27 tem um significado, mas terá diferentes aplicações. Em Romanos
8 tem um significado, mas pode Ter múltiplas aplicações.
Exemplo de versículos:
1 Pedro 1: 10 -12
Daniel 12: 8
Daniel 8: 27
João 11: 49 - 52
.A Bíblia ensina que a rendição ao pecado torna-nos
escravos dele e cega-nos à Justiça..(João 8: 34,
Romanos 1: 18 - 22, 6: 15 - 19, 1 Timóteo 6: 9; 2
Pedro 2: 19 ).
Evangélicos conservadores são os que crêem que a Bíblia é totalmente
sem erro, os evangélicos liberais crêem que a Bíblia é
sem erro toda vez que fala sobre questões da salvação e da fé
cristã, mas pode possuir erros nos fatos históricos e noutros
pormenores.
Interpretação das Escrituras
Os teólogos conservadores concordam em que as palavras podem
ser usadas em sentido literal , figurativo ou simbólico. As
três sentenças seguintes servem-nos de exemplo:
1. Literal - Foi colocada na cabeça do rei uma coroa cintilante
de Jóias.
2. Figurativo - (Um pai bravo com o filho) . .Na próxima vez que
me chamar de coroa você vai ver estrelas ao meio-dia.
3. Simbólico - .Viu-se grande sinal no céu, a saber , uma mulher
vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze
estrelas na cabeça.. (apocalipse 12: 1).
Visão Panorâmica da História
Princípios evangélicos encontrados em cada um dos seguintes
períodos de interpretação bíblica.
1 - Exegese Judaica Antiga
2 - Uso do Antigo Testamento pelo Novo Testamento
3 - Exegese Patrística * (100 - 600 d.C)
4 - Exegese Medieval * * ( 600 - 1500 d. C)
5 - Exegese da Reforma
6 - Exegese da Pós-Reforma
7 - Hermenêutica Moderna
Além do mais, à medida que estudamos a história da interpreta-
ção, vamos vendo que muitos dos grandes Cristãos ( e. g ,
Orígenes, Agostinho, Lutero ) entenderam e aceitaram princípios
hermenêuticos melhores do que os que praticaram.
*Agostinho (354 -430)
Em termos de originalidade e gênio, Agostinho foi de longe o maior
homem de sua época. Em seu livro sobre a doutrina Cristã, ele
estabeleceu diversas regras para exposição da Escritura, algumas
das quais estão em uso até hoje. Entre suas regras encontramos
as seguintes, conforme resumo de Ramm:
1o ) - O Intérprete deve possuir fé cristã autêntica
2o ) - Deve-se Ter em alta conta o significado literal e histórico
da escritura
3o ) - A Escritura tem mais que um significado e portanto o mé-
todo alegórico é adequado.
4o ) - Há significado nos números bíblicos.
5o ) - O antigo testamento é documento Cristão porque Cristo
está retratado nele do princípio ao fim.
6o ) - Compete ao expositor entender o que o autor pretendia
dizer e não introduzir no texto o significado que ele expositor ,
quer lhe dar.
7o ) - O intérprete deve consultar o verdadeiro credo Ortodoxo.
8o ) - Um versículo deve ser estudado em seu contexto, e não
isolado dos versículos que o cercam.
9o ) - Se o significado de um texto é obscuro, nada na passagem
pode constituir-se matéria da fé ortodoxa.
10o ) - O Espírito Santo não toma o lugar do aprendizado necess
ário para se entender a Escritura. O intérprete deve conhecer
hebraico, grego, geografia e outros assuntos.
11o ) - A passagem obscura deve dar preferência a passagem
clara.
12o ) - O expositor deve levar em consideração que a revelação
é progressiva.
Ele Justificou suas interpretações alegóricas em 2 Coríntios 3:6 .
(.Porque a letra mata, mas o espírito vivifica..), querendo com
isso dizer que uma interpretação literal da Bíblia mata, mas uma
alegórica ou espiritual vivifica.
** - A interpretação foi amarrada pela tradição, e o que se destacava
era o método alegórico.
O sentido quadruplo da Escritura engendrado por Agostinho era a
norma para a Interpretação bíblica. Esses quatro níveis da significa
ção, expressos na seguinte quadra que circulou durante este
período, eram tidos como existentes em toda passagem bíblica.
A letra mostra-nos o que Deus e nossos pais fizeram;
A alegoria mostra-nos onde está oculta a nossa fé;
O significado moral dá nos as regras da vida diária.
A anagogia mostra-nos onde terminamos nossa luta
· Análise Histórico-Cultural e Contextual
o ) Determinar o ambiente geral histórico e cultural do escritor e
de sua audiência.
a. Determinar as circunstâncias históricas gerais.
b. Estar cônscio das circunstâncias e normas culturais que
acrescentam significado a determinadas ações.
c. Discernir o nível de compromisso espiritual da audiência
2o ) Determinar o objetivo que o autor tinha em escrever um livro,
mediante:
a. Notar as declarações explícitas ou repetição de frases.
b. Observar as seções parenéticas ou hortativas.
c. Observar os problemas omitidos ou os focalizados.
3o ) Entender como a passagem se enquadra em seu contexto
imediato.
a. Apontar os principais blocos de material no livro e mostrar
como se ajustam num todo coerente.
b. Mostrar como a passagem se encaixa na corrente de argumento
do autor.
c. Determinar a perspectiva que o autor tencionava comunicar -
numenológica ou fenomenológica.
d. Distinguir entre verdade descritiva e verdade prescritiva.
e. Distinguir entre detalhes incidentais e o núcleo de ensino da
passagem.
f. Indicar a pessoa ou categoria de pessoas para as quais a passagem
se destinava.
· Análise Léxico-Sintática
É o estudo do significado de palavras tomadas isoladamente
(lexicologia) e o modo como essas palavras se combinam (sintaxe),
a fim de determinar com maior precisão o significado que o
autor pretendia lhes dar.
Assim quando Jesus disse .Eu sou a porta ., .eu sou a Videira.e
.Eu sou o pão da Vida.., entendemos essas expressões como
comparações, conforme ele tencionava.
A análise Léxico-sintática fundamenta-se na premissa de que
embora as palavras possam assumir uma variedade de significados
em contextos diferentes , elas têm apenas um significado
intencional em qualquer contexto dado.
Os Sete passos seguintes foram recomendados para a elabora-
ção de uma análise léxico-sintática:
1o ) - Apontar a forma literária geral.
2o ) - Investigar o desenvolvimento do tema e mostrar como a
passagem sob consideração se enquadra no contexto.
3o ) - Apontar as divisões naturais (parágrafos e sentenças) do
texto.
4o ) - Indicar os conectivos dos parágrafos e sentenças e mostrar
como auxiliam na compreensão da progressão do pensamento.
*(Obs.:)
5o ) - Determinar o que significam as palavras tomadas individualmente.
a. Apontar os múltiplos significados que uma palavra possuía no
seu tempo e cultura.
b. Determinar o significado único, que o autor tenha em mente
em dado contexto.
**(Obs.:)
6. Analisar a sintaxe para mostrar de que modo ela contribui para
a compreensão de uma passagem.
7. Colocar os resultados de sua análise em palavras não técnicas,
de fácil compreensão que comuniquem com clareza o significado
que o autor tinha em mente.
*(Obs.:) -Examinemos Gálatas 5:1 que diz: .Permanecei , pois ,
firmes e não vos submetais de novo a jugo de
escravidão.Tomado isoladamente, o versículo poderia ter qualquer
de diversos significados: poderia referir-se à escravidão humana,
à escravidão política, à escravidão ao pecado, e assim por
diante. O .pois. indica, contudo , que este versículo é a aplica-
ção de um ponto que Paulo apresentou no capítulo anterior. Uma
leitura dos argumentos de Paulo ( Gálatas 3:1 - 4 :30) e de sua
conclusão (4:31) esclarece o significado do outrora ambíguo 5:1.
Paulo está incentivando os gálatas a não se escravizar de novo
ao jugo do legalismo ( i.e. esforçar-se por ganhar a salvação pelas
boas obras).
* (Obs.:)Significados da Palavra
Em sua maioria, as palavras que sobrevivem por longo tempo
numa língua adquirem muitas denotações (significados específicos)
e conotações (implicações complementares). As palavras
ou frases podem Ter denotações vulgares e também técnicas.
As denotações literais podem, finalmente, conduzir a denotações
metafóricas.As palavras também possuem conotações, significados
emocionais implícitos, não declarados explicitamente.
· Como descobrir denotações:
Por exemplo, duas palavras gregas que significam amor (agapao
e phileo), de fato têm significados diferentes (e.g., João 21:15 -
17) ; contudo , de quando em quando parecem ter sido usadas
como sinônimos ( Mateus 23:6, 10:37; Lucas 11:43, 20: 46).
Também se forçarmos as palavras em todas as suas denotações,
cedo estaremos produzindo exegese herética. Por exemplo, a palavra
grega sarx pode significar:
§ A parte sólida do corpo excetuando-se os ossos ( 1 coríntios
15:39)
§ A substância global do corpo (Atos 2:26)
§ A natureza sensual do homem ( Colossenses 2:18)
§ A natureza humana dominada por desejso pecaminosos (Romanos
7:19).
Embora esta seja apenas uma lista parcial de suas denotações,
podemos ver que se todos esses significados fossem aplicados à
palavra conforme se encontra em João 6:53, onde Cristo fala sobre
sua própria carne, o intérprete estaria atribuindo pecado a
Cristo.
A palavra grega Moranthei ,registrada em Mateus 5:13, pode
significar-se .tornar-se tolo. ou .tornar-se insípido.. Neste caso
o sujeito da sentença é sal, e assim, a segunda denotação ( .Se
o sal vier a ser insípido.) é escolhida como a correta.
A poesia hebraica, caracteriza-se por paralelismo, o paralelismo
hebraico pode classificar-se em três tipos básicos: sinonímico,
antitético e sintético. No paralelismo sinonímico a Segunda linha
de uma estrofe repete o conteúdo da primeira, mas com palavras
diferentes ex.: Salmo (103:10). .Não nos trata segundo os nossos
pecados,
Nem nos retribui consoante as nossas
iniquidades..No paralelismo antitético a idéia da
Segunda linha contrasta agudamente com a da primeira.
O Salmo 37:21 proporciona-nos um exemplo:
.O ímpio pede emprestado e não paga,
O justo, porém, se compadece e dá.. No
paralelismo sintético a Segunda linha vai mais longe
ou completa a idéia da primeira. O Salmo 14:2 é
um exemplo:
.Do céu olha o Senhor para os filhos dos homens,
para ver se há quem entenda, se há quem busque a
Deus..
· Análise Teológica
1o ) - Determinar sua própria perspectiva da natureza do relacionamento
de Deus com o homem.
2o ) - Apontar a implicações desta perspectiva para a passagem
que você está estudando.
3o ) - Avaliar a extensão do conhecimento teológico disponível
às pessoas daquele tempo.
4o ) - Determinar o significado que a passagem possuía para seus
primitivos destinatários à luz do conhecimento que tinham.
5o ) - Indicar o conhecimento complementar acerca deste tópico
que hoje temos disponível por causa de revelação posterior.
Entre as várias teorias citamos:
§ Teoria Dispensacional - O dispensacionismo, é uma dessas teorias
que as pessoas parecem .aceitar com plena confiança. ou
.amaldiçoar., poucas assumem posição neutra. Ele tem sido chamado
de .a chave para dividir corretamente as Escrituras. e alternativamente
.a mais perigosa heresia encontrada presentemente
dentro dos círculos cristãos..
O padrão da história da Salvação é visto como três passos que
se repetem com regularidade ; (1) Deus dá ao homem um conjunto
específico de responsabilidades ou padrão de obediência,
(2) O homem não consegue viver à altura desse conjunto de
responsabilidades e ,(3) Deus reage com misericórdia concedendo
um novo conjunto de responsabilidades, isto é , uma nova
dispensação.
Os dispensacionalistas, identificam entre quatro e nove
dispensações: o número costumeiro é sete ou oito, se o período
da tribulação for considerado com uma dispensação à parte).
. Dispensação da Inocência ou Liberdade ( Gênesis 1: 28 - 3:6
)
. Dispensação da Consciência (Gênesis 4:1 - 8:10)
. Dispensação do Governo Civil (Gênesis 8:15 - 11:9)
. Dispensação da Promessa (Gênesis 11:10 a Êxodo 18:27)
. Dispensação da Lei Mosaica ( Êxodo 18:2 a Atos 1:26)
. Dispensação da Graça ( Atos 2:1 - Apocalipse 19:21)
. Dispensação do Milênio ( a mais conhecida passagem bíblica
que descreve este período é o Capítulo 20 do Apocalipse.
Esta crença baseia-se em parte, nalgumas das notas da Bíblia.
Por exemplo, a nota que acompanha João 1:17 (declara).
Como dispensação a graça começa com a morte e ressurreição
de Cristo . (Romanos 3:24-26, 4:24,25). O ponto de prova já
não é obediência legal como a condição de salvar, mas aceitar
ou rejeitar a Cristo, tendo as boas obras como fruto da Salva-
ção.
A base da salvação em cada era é a morte de Cristo, a exigência
para a salvação em cada era é a fé; o objeto da fé em cada era
é Deus, o conteúdo da fé muda nas várias dispensações.
Evidentemente se a Teoria dispensacional é correta, então ela
representa um poderoso instrumento hermenêutico, e instrumento
decisivo se devemos interpretar as promessas e ordens
bíblicas corretamente. Por outro lado, se a teoria dispensacional
é incorreta, então aquela que ensina tais distinções poderia correr
sério risco de trazer sobre si próprio os juízos de Mateus
5:19.
§ Teoria Luterana - Lutero acreditava que devemos distinguir
com cuidado entre duas verdades bíblicas paralelas e sempre
presentes: A Lei e o Evangelho. A Lei refere-se a Deus, em seu
ódio ao pecado, seu juízo e sua era. O Evangelho refere-se a
Deus em sua graça, seu amor, e sua salvação .
Um modo de distinguir Lei e Evangelho é perguntar : .isto fala de
julgamento sobre mim? .. Nesse caso, é a Lei. Em contraste, se
a passagem traz consolo, ela é o Evangelho. .
§ Teoria das Alianças -A aliança da Graça é o acordo entre Deus
e o pecador , na qual Deus promete salvação mediante a fé, e o
pecador promete uma vida de fé e obediência. Todos os crentes
do Antigo Testamento bem como os crentes nossos contemporâ-
neos, são parte da aliança da Graça.
Por exemplo, Jeremias 31:31 - 32 diz:
Eis aí vêm dias, diz o Senhor
E firmarei nova aliança
Com a casa de Israel
E com a casa de Judá.
Não conforme a aliança
Que fiz com seus pais.
No dia em que os tomei pela mão,
Para os tirar da terra do Egito;
Porquanto eles anularam a minha
Aliança.
Não obstante eu os haver desposado.
Ex.: em (Hebreus 8: 6,13)
O Antigo testamento fala de diversas alianças:
Gênesis 6 :18
Gênesis 9 : 8 - 17
Gênesis 15 : 8,18 ; 17: 6 - 8
Êxodo 6 : 6 - 8
Salmo 89 : 3,4 , 26 - 37
Jeremias 31: 31 - 34
Gálatas 3: 17 - 22
Conceito de graça - Hebreus 4: 1 - 2
Atos 20:24
O salmo 103 - canta a misericórdia e o imutável amor de Deus
em palavras sem paralelo em toda a Bíblia.
Lei - Três aspectos da Lei. O cerimonial ( as observâncias rituais
que apontavam para a frente, para a expiação final em Cristo), o
Judicial ou civil ( as leis que Deus prescreveu para uso no governo
civil de Israel) e o Moral ( o corpo de preceitos morais de
aplicação universal, permanente, a toda a humanidade).
O aspecto cerimonial da lei abrange os vários sacrifícios e ritos
cerimoniais que serviram como figuras ou tipos que apontavam
para o Redentor vindouro ( Hebreus 7-10). Vários textos do antigo
testamento confirmam a concepção do significado Espiritual
Exs.:
Levítico 20:25,26;
Salmos 26:6, 51:7,16,17;
Isaías 1:16.
Diversos textos do novo testamento diferenciam o aspecto cerimonial
da lei e apontam para seu cumprimento em Cristo (e.g ,
Marcos 7:19 ; Efésios 2:14 - 15; Hebreus 7: 26 - 28 ; 9: 9 - 11;
10:1,9).
O aspecto Moral da lei :
Exemplos
Romanos 8: 1 - 3;
Romanos 3: 31;
Romanos 6 ;
1 Coríntios 5;
1 Coríntios 6: 9 - 20
Objetivo da lei:
Exemplos
Gálatas 3: 19;
1 Timóteo 1: 8 - 11;
Gálatas 3: 22 - 24;
João 14:15;
João 15:10;
1 João 3:9;
1 João 4:16 - 19.
Ministério do Espírito Santo:
Exemplos
Atos 1: 4 - 8;
Isaías 63: 10 - 14 ;
Números 27:18;
Juízes 3:10;
Êxodo 31: 1 - 6;
Juízes 13: 25;
Juízes 14:6 ;
Juízes 15:14;
1 Samuel 10: 9-10;
Salmo 51:11;
1 Pedro 1: 10 - 12;
2 Pedro 1: 21;
Ageu 2:5;
Lucas 1:15;
Lucas 1: 67 - 69;
Lucas 2: 25 - 27;
João 14:17;
João 20:22;
João 7: 39;
João 14: 26.
§ Outros fatores
Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a
repreensão , para a correção, para a edificação na justiça.
Ex.: 2 Timóteo 3:16 - 17
Questionário
1a.) Dê exemplos de versículos, ou passagens de textos representando
figuras de linguagem como Símile, Parábola e Alegoria ?
2a.) Qual a finalidade das Parábolas?
3a.)Qual o significado da Palavra Tipo em relação ao uso bíblico?
4a.)Quais as características que diferenciam tipo e Símbolo?
5a.)Quais as características que diferenciam Tipo e Alegoria?
6a.)Quais as principais classificações dos tipos? Dê exemplos de
versículos.
7a.)O que é profecia?
8a.) O que significa, Leitura Apocalíptica conforme o texto?
9a) Explique os tipos de pregações existentes em nossos dias?
10a.)Qual a tarefa fundamental do pregador?