segunda-feira, 14 de julho de 2008

Namoro na Adolescência

Não há uma idade estabelecida para o inicio de um namoro, pois é muito relativo. A maturidade deverá ser observada, pois há pessoas com bastante idade mas pouco juizo, enquanto outros são o contrario, pouca idade, mas juizo de sobra.
Porém aconselhamos que antes dos quinze anos o namoro é tido como precoce e nocivo, o mesmo não é aprovado pôr Deus, pois gera problemas físicos e psicológicos em virtude do jovem ser imaturo, o mesmo acaba não conseguindo encarar e nem resolver os problemas. Em resumo, não se deve incentivar um namoro na adolescência.O amor precoce é cego e foi com razão que os gregos o representaram sob as feições de "Eros", o menino dos olhos vendados, atirando a esmo setas envenenadas nos corações incautos.

O namoro precoce possuem muitas desvantagens para o adolescente,como:
•Pode mergulhá-los em vivencias, ou namoros para os quais não estão suficientemente maduros para superá-los.
•Isola a menina moça e o menino moço, num período em que suas personalidades exigem companheirismo.
•Antecipa abruptamente a duração da primeira juventude.
•A experiência tem mostrado que os namoros antes dos quinze anos, raramente concretizam-se em casamento, senão nos livros de romances ou apenas em uma fantasia dos filmes de amor.

A maior decadência de uma moça e um rapaz é a ambição de viver uma vida amorosa, muitas vezes incentivadas através dos filmes de love story, incentivada pela sociedade pecadora, envenenada pelas setas das concupiscências carnais (Gal.5:19,20 e 21). Colocando Deus e as coisas Divinas em último lugar nas suas prioridades. Isso causou e está causando tristeza em milhares de jovens que está iludido com o namoro e exploração do sexo.Disse um certo poeta:"O maior gesto de amor não está nos braços que se enlaçam nem nos lábios que se tocam, mas nos joelhos que dobram, para uma oração lado a lado".

A atitude de um casal cristão determinam quanto se ama.

Na bíblia a palavra namoro é inexistente, isso levando em consideração a cultura oriental e principalmente a judaica, contudo nós que somos ocidentais convivemos mais de perto com esse tipo de relacionamento, daí a importância de tratarmos do assunto de uma formar bem clara e cuidadosa. Desenvolveremos asseguir alguns tópicos sobre o assunto, que estarão divididos da seguinte forma :1.A necessidade do oposto2.A fase crítica3.As conseqüências4.A Maturidade5.O melhor de Deus

1-A Necessidade do Oposto" Disse o Senhor Deus : Não é bom que o homem esteja só. Farlhe-ei uma adjutora que lhe corresponda". ( Gênesis 2:18 ) Deus instituiu no homem, apartir da criação da mulher, um desejo de ter alguém ao seu lado. Ao nascermos este desejo já existe em nossas vidas, e vindo a ser despertado justamente na fase do desenvolvimento ( Adolescência ). É importante observar que tais impulsos não podem ser extintos, mas sim controlados. Por este motivo é necessário estarmos juntos a Deus e contar com pessoas que possam nos orientar segundo os preceitos Bíblicos.Alguns fatores influenciam no despertamento destes impulsos, tais como :a) Televisão ( Novelas, Programas Artísticos etc. )b) Revistas ( Artistas da TV, Cantores etc. )c) Internet ( Salas de Bate Papos )d) Grupinhos em Colégiose) Cinemas, shopping, Parques etc.Isto não significa que não podem freqüentar estes lugares de lazeres ou mesmo acessar a Internet, o que eu quero dizer é que estes são fatores de grandes influências no qual desperta o desejo do namoro.O desejo do oposto na adolescência é um sentimento prematuro, onde levado adiante gera um namoro e que na maioria das vezes, fora da vontade de Deus.
Não se deve incentivar um namoro na adolescência em ipotese alguma.
Não se tem uma idade estabelecida para o inicio de um namoro. Mas os especialistas no assunto aconselham que, para a moça a idade dos 19 anos é o inicio de novas responsabilidades e o rapaz apartir dos 21, por ambos terem a maior idade, concluído os estudos e uma visão mais ampla do que querem ser no futuro. Isso não é regra, pois a muitas variações de maturidade, mais tenha muito cuidado para combater o avanço sentimental que está no coração se ainda és adolescente, entretanto existe métodos que o ajudarão neste combate, destaco aqui alguns deles :a)Esteja sempre interessado pelos trabalhos da Igrejab)Participe de Estudos Bíblicosc)Atividades Recreativas ( Gincanas, retiros etc. )d)Atividades Espirituais
e)Nunca esqueça da Oração e leitura da Bíblia

2-A Fase Crítica"Foge também dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, com um coração puro, invocam ao Senhor". II Tm. 2:22Considero a fase crítica, "O processo de evolução do desejo que o adolescente está desenvolvendo em seu coração em querer namorar", pois a partir daí ele se torna alvo de ataques por parte do mundo que o cerca. É nesta fase que começam os olhares, os flertes, as paqueras e uma série de outros fatores que contribui para o avanço do namoro propriamente dito. Levo em consideração aqui o meu tempo de adolescente e o trabalho que venho acompanhando já algum tempo junto a grupo de jovens e adolescentes.Deixo bem claro que não sou extremista e nem radical ao fazer tais declarações, pois toda regra tem suas exceções, mas o tempo e a experiência diz que "A ignorância de assuntos complicados e que podem trazer problemas, nos torna alvos fáceis dos mesmos", então é preciso estar bem informado acerca de tudo o que diz respeito ao problema para podermos saber como lidar com ele.Atualmente o contato social entre as pessoas estão a cada dia perdendo os seus valores e a tendência da fase crítica é atingir cada vez mais um número maior de adolescentes, por isso quero conscientizá-lo dos perigos que o cercam.
Alimentar os desejos para um namoro imaturo é perder parte das delicias da vida reservadas por Deus para essa faze da vida. Deus quer tiver a cada dia como um adolescente inteligente, que gosta de estudar, tem sonhos para o futuro, prima por boas amizades, respeita os pais e aprende com facilidade lições de responsabilidade. Um namoro nessa fase só serve para desvirtuar essas virtudes, pois passará a querer mais tempo com a pessoa que gosta, ter sentimentos magoados, tempo com os pais já não é prioridade, dentre outras conseqüências inclusive no futuro.

3-As Conseqüências"Tomara alguém fogo no seu seio sem que as suas vestes se queimem?""Ou andará alguém sobre as brasas, sem que se queimem seus pés?""( Provérbios 6:27-28 )As conseqüências de um namoro na adolescência podem ser as mais desagradáveis possíveis. Nessa faze não se tem uma idéia definida da realidade a dois. O que paira na cabeça são apenas fantasias que ouviram na infância, ainda a muito por se amadurecer. O índice de gravidez e de aborto na adolescência tem crescido assustadoramente a cada ano, um fato interessante é que a mídia é uma das grandes responsáveis por este crescimento, pois estimula a prática do sexo antes do casamento. Tenho visto lares desfeitos, filhos desamparados e mães solteiras, tudo em conseqüência de relacionamentos proibidos, que em sua maioria atingem jovens e adolescentes. Tenha cuidado, as conseqüências são desastrosas.

4 - A Maturidade"E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça para com Deus e os homens". ( Lucas 2:52 )A bíblia não relata a vida de Jesus na sua adolescência, mas o texto acima retrata como se desenvolveu a mesma, pois aos 12 anos lá estava ele no meio dos Doutores da Lei interrogando-os ( Lucas 2:39-47 ), talvez você replique, mas isso só aconteceu com Jesus ! então leia o texto abaixo sobre João Batista :"E o menino crescia e se fortalecia em Espírito; e viveu nos desertos até o dia em que havia de mostrar-se a Israel". ( Lucas 1:80 )O que quero enfatizar neste tópico é que o adolescente precisa desenvolver uma maturidade semelhante as de Jesus e João Batista, que são exemplos vivos para nós.Desenvolva sua maturidade seguindo bons exemplos. Nesta fase o líder é um formador de opiniões, chega a se tornar um espelho, isto é, um referencial para seus liderados, mas observe bem, eu falei um referencial e não um super-homem.

5 - O Melhor de Deus"Pois sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor, planos de paz, e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro". ( Jeremias 29:11 )Uma das promessas mais lindas que eu acho é esta do livro do profeta Jeremias, note que ele fala "tenho planos", que eu grifei de propósito para lhe mostrar que Deus tem planos para o presente, e se apropriarmos deles com certeza seremos bem sucedidos.
Os planos de Deus para sua vida são transcendental, Deus escolheu o melhor para você, não se preocupe se os seus colegas, amigos de escola já estão namorando ou "ficando" – Deus tem o melhor para você, Deus só quer o melhor para os seus filhos!Gostaria de manifestar uma opinião sobre este assunto, sempre que acontecia algo que me deixava triste o Espírito Santo sempre me consolava com esta frase "Deus tem o melhor para você", eu concordo em Gênero, grau e número, pois tem sido um marco em minha vida até hoje, e como não poderia deixar de comentar, faço menção que isto se torne uma realidade em tua vida. Amem ! Deus te abençoe!