segunda-feira, 14 de julho de 2008

Namoro na Adolescência

Não há uma idade estabelecida para o inicio de um namoro, pois é muito relativo. A maturidade deverá ser observada, pois há pessoas com bastante idade mas pouco juizo, enquanto outros são o contrario, pouca idade, mas juizo de sobra.
Porém aconselhamos que antes dos quinze anos o namoro é tido como precoce e nocivo, o mesmo não é aprovado pôr Deus, pois gera problemas físicos e psicológicos em virtude do jovem ser imaturo, o mesmo acaba não conseguindo encarar e nem resolver os problemas. Em resumo, não se deve incentivar um namoro na adolescência.O amor precoce é cego e foi com razão que os gregos o representaram sob as feições de "Eros", o menino dos olhos vendados, atirando a esmo setas envenenadas nos corações incautos.

O namoro precoce possuem muitas desvantagens para o adolescente,como:
•Pode mergulhá-los em vivencias, ou namoros para os quais não estão suficientemente maduros para superá-los.
•Isola a menina moça e o menino moço, num período em que suas personalidades exigem companheirismo.
•Antecipa abruptamente a duração da primeira juventude.
•A experiência tem mostrado que os namoros antes dos quinze anos, raramente concretizam-se em casamento, senão nos livros de romances ou apenas em uma fantasia dos filmes de amor.

A maior decadência de uma moça e um rapaz é a ambição de viver uma vida amorosa, muitas vezes incentivadas através dos filmes de love story, incentivada pela sociedade pecadora, envenenada pelas setas das concupiscências carnais (Gal.5:19,20 e 21). Colocando Deus e as coisas Divinas em último lugar nas suas prioridades. Isso causou e está causando tristeza em milhares de jovens que está iludido com o namoro e exploração do sexo.Disse um certo poeta:"O maior gesto de amor não está nos braços que se enlaçam nem nos lábios que se tocam, mas nos joelhos que dobram, para uma oração lado a lado".

A atitude de um casal cristão determinam quanto se ama.

Na bíblia a palavra namoro é inexistente, isso levando em consideração a cultura oriental e principalmente a judaica, contudo nós que somos ocidentais convivemos mais de perto com esse tipo de relacionamento, daí a importância de tratarmos do assunto de uma formar bem clara e cuidadosa. Desenvolveremos asseguir alguns tópicos sobre o assunto, que estarão divididos da seguinte forma :1.A necessidade do oposto2.A fase crítica3.As conseqüências4.A Maturidade5.O melhor de Deus

1-A Necessidade do Oposto" Disse o Senhor Deus : Não é bom que o homem esteja só. Farlhe-ei uma adjutora que lhe corresponda". ( Gênesis 2:18 ) Deus instituiu no homem, apartir da criação da mulher, um desejo de ter alguém ao seu lado. Ao nascermos este desejo já existe em nossas vidas, e vindo a ser despertado justamente na fase do desenvolvimento ( Adolescência ). É importante observar que tais impulsos não podem ser extintos, mas sim controlados. Por este motivo é necessário estarmos juntos a Deus e contar com pessoas que possam nos orientar segundo os preceitos Bíblicos.Alguns fatores influenciam no despertamento destes impulsos, tais como :a) Televisão ( Novelas, Programas Artísticos etc. )b) Revistas ( Artistas da TV, Cantores etc. )c) Internet ( Salas de Bate Papos )d) Grupinhos em Colégiose) Cinemas, shopping, Parques etc.Isto não significa que não podem freqüentar estes lugares de lazeres ou mesmo acessar a Internet, o que eu quero dizer é que estes são fatores de grandes influências no qual desperta o desejo do namoro.O desejo do oposto na adolescência é um sentimento prematuro, onde levado adiante gera um namoro e que na maioria das vezes, fora da vontade de Deus.
Não se deve incentivar um namoro na adolescência em ipotese alguma.
Não se tem uma idade estabelecida para o inicio de um namoro. Mas os especialistas no assunto aconselham que, para a moça a idade dos 19 anos é o inicio de novas responsabilidades e o rapaz apartir dos 21, por ambos terem a maior idade, concluído os estudos e uma visão mais ampla do que querem ser no futuro. Isso não é regra, pois a muitas variações de maturidade, mais tenha muito cuidado para combater o avanço sentimental que está no coração se ainda és adolescente, entretanto existe métodos que o ajudarão neste combate, destaco aqui alguns deles :a)Esteja sempre interessado pelos trabalhos da Igrejab)Participe de Estudos Bíblicosc)Atividades Recreativas ( Gincanas, retiros etc. )d)Atividades Espirituais
e)Nunca esqueça da Oração e leitura da Bíblia

2-A Fase Crítica"Foge também dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, com um coração puro, invocam ao Senhor". II Tm. 2:22Considero a fase crítica, "O processo de evolução do desejo que o adolescente está desenvolvendo em seu coração em querer namorar", pois a partir daí ele se torna alvo de ataques por parte do mundo que o cerca. É nesta fase que começam os olhares, os flertes, as paqueras e uma série de outros fatores que contribui para o avanço do namoro propriamente dito. Levo em consideração aqui o meu tempo de adolescente e o trabalho que venho acompanhando já algum tempo junto a grupo de jovens e adolescentes.Deixo bem claro que não sou extremista e nem radical ao fazer tais declarações, pois toda regra tem suas exceções, mas o tempo e a experiência diz que "A ignorância de assuntos complicados e que podem trazer problemas, nos torna alvos fáceis dos mesmos", então é preciso estar bem informado acerca de tudo o que diz respeito ao problema para podermos saber como lidar com ele.Atualmente o contato social entre as pessoas estão a cada dia perdendo os seus valores e a tendência da fase crítica é atingir cada vez mais um número maior de adolescentes, por isso quero conscientizá-lo dos perigos que o cercam.
Alimentar os desejos para um namoro imaturo é perder parte das delicias da vida reservadas por Deus para essa faze da vida. Deus quer tiver a cada dia como um adolescente inteligente, que gosta de estudar, tem sonhos para o futuro, prima por boas amizades, respeita os pais e aprende com facilidade lições de responsabilidade. Um namoro nessa fase só serve para desvirtuar essas virtudes, pois passará a querer mais tempo com a pessoa que gosta, ter sentimentos magoados, tempo com os pais já não é prioridade, dentre outras conseqüências inclusive no futuro.

3-As Conseqüências"Tomara alguém fogo no seu seio sem que as suas vestes se queimem?""Ou andará alguém sobre as brasas, sem que se queimem seus pés?""( Provérbios 6:27-28 )As conseqüências de um namoro na adolescência podem ser as mais desagradáveis possíveis. Nessa faze não se tem uma idéia definida da realidade a dois. O que paira na cabeça são apenas fantasias que ouviram na infância, ainda a muito por se amadurecer. O índice de gravidez e de aborto na adolescência tem crescido assustadoramente a cada ano, um fato interessante é que a mídia é uma das grandes responsáveis por este crescimento, pois estimula a prática do sexo antes do casamento. Tenho visto lares desfeitos, filhos desamparados e mães solteiras, tudo em conseqüência de relacionamentos proibidos, que em sua maioria atingem jovens e adolescentes. Tenha cuidado, as conseqüências são desastrosas.

4 - A Maturidade"E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça para com Deus e os homens". ( Lucas 2:52 )A bíblia não relata a vida de Jesus na sua adolescência, mas o texto acima retrata como se desenvolveu a mesma, pois aos 12 anos lá estava ele no meio dos Doutores da Lei interrogando-os ( Lucas 2:39-47 ), talvez você replique, mas isso só aconteceu com Jesus ! então leia o texto abaixo sobre João Batista :"E o menino crescia e se fortalecia em Espírito; e viveu nos desertos até o dia em que havia de mostrar-se a Israel". ( Lucas 1:80 )O que quero enfatizar neste tópico é que o adolescente precisa desenvolver uma maturidade semelhante as de Jesus e João Batista, que são exemplos vivos para nós.Desenvolva sua maturidade seguindo bons exemplos. Nesta fase o líder é um formador de opiniões, chega a se tornar um espelho, isto é, um referencial para seus liderados, mas observe bem, eu falei um referencial e não um super-homem.

5 - O Melhor de Deus"Pois sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor, planos de paz, e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro". ( Jeremias 29:11 )Uma das promessas mais lindas que eu acho é esta do livro do profeta Jeremias, note que ele fala "tenho planos", que eu grifei de propósito para lhe mostrar que Deus tem planos para o presente, e se apropriarmos deles com certeza seremos bem sucedidos.
Os planos de Deus para sua vida são transcendental, Deus escolheu o melhor para você, não se preocupe se os seus colegas, amigos de escola já estão namorando ou "ficando" – Deus tem o melhor para você, Deus só quer o melhor para os seus filhos!Gostaria de manifestar uma opinião sobre este assunto, sempre que acontecia algo que me deixava triste o Espírito Santo sempre me consolava com esta frase "Deus tem o melhor para você", eu concordo em Gênero, grau e número, pois tem sido um marco em minha vida até hoje, e como não poderia deixar de comentar, faço menção que isto se torne uma realidade em tua vida. Amem ! Deus te abençoe!

10 comentários:

Gustavo disse...

Muito moralista! Tente viver hj cm 13 anos e ter seus pais contra uma vontade sua...espero que isso não tenha acontecido cm vc, caro escritor!

blog da bia disse...

Muito bom pois nós que já passamos por problemas com o namoro precoce sabemos que é uma realidade ter problemas e conseqüências pelo resto de nossas vidas.Que quem ler isso tenha mais consciência e espere um pouco na direção de Deus um namoro para o resto de suas vidas abençoado por Deus.

Lucas Genizelli disse...

Olá, Me chamo Lucas, eu tenho 16 anos e namoro uma menina de 13 anos, quero lhe dizer que eu e minha namorada crescemos em um berço evangélico, no seu texto você cita que os jovens quando começam a namorar dexam de lado estudos, tempo para a familia, tempo para adoração a Deus, com todo o respeito, discordo de você, pois seu texto parece estar se referindo ao namoro de jovens não cristãos,e não a jovens que são temente a Deus, eu e minha namorada oramos todos os dias, tiramos boas notas na escola, nós repartilhamos nossos problemas, e sabemos administrar nosso tempo, eu sempre a incentivo a se dedicar cada vez mais em seus estudos, curssos etc, enfim, o que eu quero dizer é que mesmo nós namorando, não deixamos de participar dos cultos e das atividades da igreja, participamos dos jovens, vamos sempre a escola biblica dominical, estamos sempre andando no caminho do Senhor, oramos para que ele abençoe nosso relacionamento, pois queremos ser o mais puro na presença dele, nós moramos apenas a 1 rua de distancia e nós nos vemos apenas de final de semana, pois eu e ela temos compromissos durante a semana, intão a semana inteira estamos focados em estudo, e no final de semana tiramos um tempo para nós, mesmo que seja pouco. Você também cita "Porém aconselhamos que antes dos quinze anos o namoro é tido como precoce e nocivo, o mesmo não é aprovado pôr Deus", como que você sabe que não é aprovado por Deus?, Leio muito a Biblia e medito muito nela, sempre aprendendo a cada dia mais, não quero fazer nada que não seja da vontade de Deus para minha vida, nem para a vida da minha namorada e assim eu quero sempre fazer a vontade dele, eu tenho o desejo de pregar e fazer de mim uma ferramenta em suas mãos, agradeço a ele todos os dias, estou sempre orando para que Deus esteja na frente das minhas decisoes, e não sei de onde você tirou, que Deus não aprova namoro antes dos 15 anos, está dada a minha opnião, ressaltando que em nenhum momento de meu texto eu quis lhe ofender, só apenas estou querendo debater um pouco. Abraços, fique com Deus.

nilo disse...

Olá, gostei muito da sua colocação. E gostaria de dizer uma coisa, pessoas que ainda vao passar por isso ( 10 a uns 18 ano)
vao pensar que é besteira como disse esse garoto, Gustavo, mas qunado estiver numa fase onde puder entender que isso é tudo verdadade ai pode ser tarde.
Que Deus abençoe a tdos.

clóvis Filho disse...

Ola Lucas Genizelli
Muito interessante seu comentário, principalmente quando vc, diz que não quer faltar com o respeito apenas debate-lo, isso mostra um pouco de maturidade.
No inicio é dito que não há uma idade estabelecida, porém posso compartilhar com vc, a experência de 15 anos trabalhando com adolescentes que 99% dos relacionamentos dessa faixa etária são fadados ao fracasso o motivo dependendo do momento do casal (namorados) são os mais variaveis, desde uma abistinência alimentar; isolamento das pessoas mas proximas, etc. Posso lhe assegurar que na sua faixa de idade 1% dos relacionamento darão o resultado que o Senhor tem planejado para seus filhos, uma família. Na sua idade há uma grande convicção de que se sabe o que se esta fazendo, podendo até prever os resultados positivos que surgiram no futuro, porém. Porém no Senhor digo com muito carinho a você, Lucas... obedeça, apenas obedeça, foi obedecendo que grandes homens fizeram grandes conquistas, espere pelos 21 anos, certamente haverá grande jubilo.
Um grande abraço a você.

samuel disse...

Isso vale da pessoa pq tem adolescente que tem certa maturidade agora tem uns que deixar a desejar , mais isso de pende tambem do ensino que os pais tem dado acho que adolescente , tem siim que ter sua vida amorosa mas como compromisso serio !!!!

Carolina disse...

Concordo pastor.
Gostei muito da mensagem.
Deus abençõe.

Leliane Paiva disse...

Muito legal sua palavra, vou aproveita-la e fazer uma palestra para os adolescentes de minha igreja

Anônimo disse...

Abençoadíssimo este estudo! Estou levando-o para os meus adolescentes da igreja que congrego. Que o Senhor continue inspirando a sua mente e motivando o seu coração para estes estudos. Fique na unção, caríssimo pastor!

Andressa Isabel disse...

Excelentes as suas colocações. Claro que quando estamos focados em Deus saberemos como agir. Muito bom mesmo!