Introdução
NOMES BÍBLICOS DA IGREJA
1. No velho testamento - O velho testamento emprega duas palavras para designar a igreja, a saber, qahal (ou kahal) , derivada de uma raiz , qal (oukal) obsoleta, significando .chamar., .edhah, deya.dah, .indicar. ou .encontrar-se ou reunir-se num lugar indicado..
Conseqüentemente , vemos ocasionalmente a expressão qehal.edhah , isto é, .a assembléia da congregação., (Êx.: 12:6; Nm 14:5; Jr26:17). Vê-se que, às vezes, a reunião realizada era uma reunião de representantes do povo ( Dt 4:10;18:6 comp. 5:22,23; 1 Rs 8:1,2,3,5 ;2 Cr 5, 2-6). Synagoge é a versão usual , quase universal, de.edhah na Septuaginta, e é também a versão usual de, qahal no Pentateuco.Nos últimos livros da Bíblia (Velho testamento) , porém, qahal é geralmente traduzida por ekklesia. Schuerer afirma que o juda-ísmo mais recente já indicava a distinção entre synagoge como designativo da congregação de Israel como uma realidade empírica, e ekklesia como o nome da mesma congregação considerada idealmente.
2. No novo testamento - O novo testamento também tem duas palavras , derivadas da Setuaginta,quais sejam, ekklesia , de ek e Kaleo , .chamar para fora., .convocar., e synagoge , de syn e ago , significando.reunir-se. ou .reunir..Synagoge é empregada exclusivamente para denotar , quer as reuniões religiosas dos judeus, quer os edifícios em que eles se reuniam par o culto público, ( Mt 4:23 ; At 13:43;Ap 2:9 ; 3:9). O termo Ekklesia , porém, geralmente designa a igreja neotestamentária, embora alguns poucos lugares denote assembléias civis comuns,(At19:32,39,4l).No novo testamento , Jesus foi o primeiro a fazer uso da palavra, e Ele a aplicou ao grupo dos que se reuniram em torno dele, ( Mt 16:18) , reconheceram-no publicamente como seu Senhor e aceitaram os princípios do reino de Deus . Mais tarde, como resultado da expansão da igreja, a palavra adquiriu várias significações. Igrejas foram estabelecidas em toda parte; e eram também chamadas Ekklesiai , desde que eram manifestações da Igreja Universal de Cristo. A) Com muita freqüência a palavra ekklesia designa um círculo de crentes de alguma localidade definida, uma igreja local, independentemente da questão se esses crentes estão reunidos para o culto ou não. Algumas passagens apresentam a idéia de que se acham reunidos, (At5:11 ;11:26 ; 1 Co 11:18 ; 14:19,28,35); enquanto que outras não (Rm 16:4 ; 1Co 16:1 ; Gl 1:2 ; 1 Ts 2:14, etc.B) Nalguns casos, a palavra denota o que se pode denominar ekklesia doméstica, igreja na casa de alguma pessoa. Ao que parece nos tempos apostólicos, pessoas importantes por sua riqueza ou por outras razões separavam em seus lares um amplo cômodo para o serviço divino. Acham-se exemplos deste uso da palavra em (Rm 6:23; 1Co 16:19; Cl 4:15 ; Fm 2).Finalmente , em seu sentido mais compreensivo, a palavra se refere a todo o corpo de fiéis, quer no céu , quer na terra, que se
uniram ou se unirão a Cristo como seu Salvador. Este uso da palavra acha-se principalmente nas cartas de Paulo aos Efésios e aos Colossenses, mais freqüentemente na primeira destas ( Ef 1:22; 3:10,21 ; 5:23-25,27,32 ; Cl 1:18,24).
Fonte: Manual de Teologia – Alexandre Z. Bacich
Nenhum comentário:
Postar um comentário